Skip to main content

Abrigue-se no esconderijo do Altíssimo.

“Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei”. – Salmo 91.15

Este salmo é uma demonstração de como Deus guarda e sustenta o servo que o busca verdadeiramente. Várias ilustrações são utilizadas para mostrar este sustento de Deus. O Senhor cobre com as suas penas e traz abrigo nas suas asas; ele livra do mal e da praga sobre a tenda; os anjos do Senhor guardam por todo o caminho e sustentam para que não tropece, entre outros. São verdades que trazem conforto ao nosso coração em momentos de sofrimento e pavor. Deus sustenta e guarda de forma maravilhosa aquele que habita no esconderijo do altíssimo.

No versículo que destacamos Deus faz quatro afirmações. A primeira delas é sobre as nossas orações. O servo que invoca, Deus responde. Isso nos faz lembrar das palavras de Jesus em Mateus 7.7: “Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”. Deus jamais rejeita a oração dos seus servos. Obviamente ele nem sempre responde da maneira como nós gostaríamos, mas ele sempre tem os ouvidos atentos ao nosso clamor.

“quando ouvimos que Deus está presente, estamos
afirmando que de forma especial podemos desfrutar
de uma comunhão e presença de Deus”

A segunda verdade é a de que quando estamos em angústia Deus está presente. Em certo sentido Deus está presente em todos os lugares, pois a onipresença faz parte do seu ser. Mas quando ouvimos que Deus está presente, estamos afirmando que de forma especial podemos desfrutar de uma comunhão e presença de Deus, que nem mesmo os maiores tesouros da terra poderiam superar essa alegria e satisfação.

A terceira verdade é uma verdade dupla, onde o próprio Deus afirma: “livrá-lo-ei e o glorificarei”. No contexto do salmo vemos a ênfase também sobre a proteção que Deus traz sobre os inimigos, pois mil cairão ao lado e dez mil e direita. Deus, portanto, é também aquele que traz livramento sobre os inimigos.

Em resumo, busque abrigar-se no esconderijo do Altíssimo. No Senhor podemos encontrar resposta para nossas orações, conforto nas angústias, livramento e glória diante das perseguições.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin