Deus é o nosso verdadeiro refrigério!
“Refrigera-me a alma” – Salmo 23.3a
Sempre que leio este salmo, em especial a parte que destacamos, penso em alguém que após uma longa maratona alcança não somente o prêmio, mas também o descanso. Lembro-me de cenas marcantes de atletas que depois de correrem vários quilômetros cheios de cansaço e fadiga, sentam-se ao fim do percurso e desfrutam de uma boa água gelada. Se você já se exercitou, ou até mesmo trabalhou durante horas prolongadas em dias quentes, você sabe como é a sensação de chegar em casa e tomar um bom banho. Parece que todo o cansaço deixa seu corpo junto com a água que escorre pelo ralo.
“O refrigério do mundo apenas retarda
a busca pela nossa real necessidade”
Ainda usando a ilustração dos atletas, imagine que depois de algumas horas correndo no sol você encontra alguém que oferece a você algo refrescante. Embora isso ajude por alguns segundos, logo a fadiga causada pelo esforço retorna com ainda mais força.
Deixe-me dizer uma coisa a você: aquilo que o mundo oferece para trazer refrigério à sua alma, nada mais é do que um mísero esforço para tentar retardar algo que você tem certeza de que logo após seu deleite, retornará com mais e mais força. Eu darei um exemplo: Várias pessoas reconhecem que as festas, as bebidas, a prostituição, as drogas, os vícios e outras coisas, são apenas “refrigérios” para o fim de semana, e que depois de todo o prazer que puderam desfrutar, sentem-se cada vez mais fadigadas e cansadas. Mesmo assim, eles voltam nas suas práticas na semana posterior tentando novamente encontrar refrigério. A verdade é que você também irá falhar todas as vezes que buscar renovação nestas coisas.
O texto do salmo 23 apresenta Deus como sendo o pastor de nossas almas. É n’Ele que encontramos o verdadeiro refrigério de que precisamos. Sendo assim, se você precisa refrescar-se de forma plena, não busque em prazeres mundanos e irreais; busque refrigério no Senhor. Em Mateus 11.28, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Jesus, o nosso Pastor, nos convida a desfrutar das águas de descanso que Ele mesmo nos dá, como afirma em João 7.37: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.
“Jesus é o que precisamos alcançar”
Nesta vida somos como atletas no caminho rumo ao prêmio. Portanto, Jesus é aquele que traz alívio e conforto para a nossa alma cansada e fatigada. Em outras palavras, somente n’Ele podemos desfrutar deste verdadeiro refrigério. E como a Escritura afirma em I Pedro 5.4: “logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória”.
Desfrute deste refrigério que Jesus, o Supremo Pastor pode dar, e quando chegar ao fim, você receberá das mãos do Senhor a coroa da glória.