Skip to main content

As verdades que estão na Palavra de Deus são inegociáveis. Não importa o quando os homens tentam distorcer a verdade ou até mesmo dar descrédito ao que a Escritura afirma.

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado” – I João 1.7

Uma destas verdades é que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma (I João 1.5). Se não há trevas em Deus, nós precisamos pontuar algumas questões que fluem desta. Se não há trevas em Deus: 1. ele não pode pecar; 2. Ele não pode aceitar o pecado; 3. Tudo o que ele faz é santo e puro; 4. Deus é o maior exemplo que podemos ter de santidade. Sendo assim, como consequência disso, todos aqueles que são Filhos de Deus também devem buscar esta santidade que Deus mesmo propõe. Assim como o Senhor mesmo afirma: “santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus” – Levítico 20.7. Ainda: “como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento” – I Pedro 1.15.

Algo interessante que João exorta, é que devemos andar na luz assim como Deus está na luz. Quando andamos na luz, a nossa comunhão com o povo de Deus é fortalecida, assim como também temos a purificação dos nossos pecados. Há quatro erros que são apontados por João que podem ser inferidos sobre aqueles que vivem nas trevas: Eles enganam a si mesmos, não confessam seus pecados, não reconhecem seus pecados, e faz Deus mentiroso (I João 1.8-10). Além disso, do contrário, aqueles que andam na luz vivem na verdade, reconhecem que são pecadores, confessam seus pecados, e tem a Palavra de Deus em seu coração.

“As verdades inegociáveis trazem conforto
a todo coração que se encontra aflito”

Em resumo, esta é a verdade inegociável: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Portanto, quanto mais você andar na luz mais conhecerá a verdade de Deus revelada por sua Palavra. Quanto mais andar na luz, mais manterá comunhão com Deus e consequentemente com os filhos de Deus. Quanto mais andar na luz, mais reconhecerá seu pecado. Ande na luz. Deus é luz, e isso traz refrigério e salvação para a nossa alma.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin