Skip to main content

A alegria do arrependimento.

“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”. – Salmo 51.17

Na minha opinião o salmo 51 é a mais bela manifestação de arrependimento e confissão que temos em toda a Escritura, pois ele apresenta não só o coração arrependido, mas também demonstra com muita profundidade vários atributos de Deus. Ao lermos o salmo temos um vislumbre da manifestação de atributos de Deus como sua graça, misericórdia, perdão, justiça, santidade entre outros. Além disso, as palavras de Davi demonstram um profundo arrependimento por causa dos pecados que havia cometido, e nos serve de exemplo em nossa própria vida.

No contexto, Davi havia pecado contra o Senhor tomando para si a esposa de Urias, e depois planejando a sua morte ao colocá-lo na linha de frente da batalha. Quando ele foi surpreendido pelo profeta Natã, ele reconhece seu erro e diz: “pequei contra o Senhor” – II Samuel 12.13. Após seu reconhecimento, ele então escreve sua confissão em forma de salmo.

“na confissão podemos encontrar
de Deus o perdão e a purificação”

Portanto, o que temos neste texto é de grande exemplo para nós de como devemos nos quebrantar diante do Senhor. Nosso pecado é uma ofensa contra a sua santidade. Nosso pecado é digno de punição. Mas na confissão podemos encontrar de Deus o perdão e a purificação. Como I João 1.9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar dos pecados e nos purificar de toda a injustiça”.

No verso que destacamos do salmo, Davi afirma que Deus se agrada do coração que está quebrantado. Esta verdade também temos em outras passagens da Escritura como em Tiago 4.6 que diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. E também Mateus 5.3: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

A humildade em reconhecer nossos pecados nos faz bem-aventurados. O reino dos céus é ofertado àqueles que se humilham diante da presença de Deus. Em uma cultura onde muitos pensam em si além do que convém e pensam ser dignos da salvação, a verdadeira alegria é encontrada naquele que quebranta seu coração e se arrepende dos seus pecados.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin