Skip to main content

Muitas coisas podem nos fazer perder o sono e andar em ansiedade. A perca de um emprego, dificuldades financeiras, problemas diversos na saúde, talvez uma cirurgia adiada, as incertezas quanto ao futuro, a morte de um familiar, o nascimento de um filho, os preparativos para um casamento, mudanças repentinas em nossa rotina ou decisões difíceis a serem tomadas. Mas em todos estes casos a oração é a melhor maneira pela qual podemos lidar com a ansiedade.

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. – Filipenses 4.6,7 (Leia o contexto: Filipenses 4.1-7).

Nestes versículos que destacamos encontramos verdades que são muito preciosas para o nosso dia a dia. Podemos notar quatro pontos principais sobre como devemos lidar com as ansiedades em nossa vida.

1. A ansiedade não deve ser um caminho

Neste sentido em que Paulo trata a ansiedade nós precisamos fugir de tudo aquilo que, de maneira negativa, nos afeta. Diferente do anseio que é um forte desejo por algo, a ansiedade nos causa mal-estar físico e mental, um desejo que é impaciente e em grande parte maléfico ao nosso coração. Sendo assim, “coisa alguma”, deve ser objeto da nossa ansiedade.

2. Devemos fazer conhecidas diante de Deus nossas petições

Vejo que um dos grandes problemas de muitos cristãos é o fato de eles terceirizam uma tarefa que é pessoal. São muitos aqueles que fazem conhecidas as suas ansiedades diante de outros, mas acabam não as fazendo conhecidas diante de Deus. Não estou dizendo com isso que não devemos colocar as nossas petições para que outros também orem, mas neste caso, a tarefa da oração é principalmente um papel pessoal. Nós crescemos e somos fortalecidos à medida que oramos pelas nossas ansiedades. Você jamais terá a paz que o Espírito Santo produz se terceirizar a outros a tarefa da petição pessoal. A oração em secreto traz recompensas, como o próprio Jesus afirma em Mateus 6.6 quando afirma: “quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”.

3. Devemos lidar com nossa ansiedade através da oração

Um dos meios pelo qual o Senhor nos deixou para lutar contra a ansiedade é a oração. É claro que a leitura e meditação nas Escrituras e também o jejum são partes igualmente importantes nesta tarefa, mas neste caso falaremos sobre a oração apenas. Não há lugar ou momento certo para a oração. Devemos orar em Espírito em todo o tempo e em todo lugar.Diante da ansiedade, reserve um tempo e local apropriado e reservado para a oração. Busque um lugar onde você possa se preparar antes de entrar na presença do Deus eterno, um lugar onde os ruídos do mundo não o atrapalhe nesta difícil tarefa de desligar sua mente dos afazeres.

Seja em um lugar afastado das multidões como no exemplo de Jesus, seja em um quarto, seja em um monte ou dentro de uma igreja, despenda tempo em oração e súplicas a Deus. A oração é a melhor maneira pela qual podemos lidar com a ansiedade.

4. Tudo deve ser feito com ação de graças no coração

Normalmente nós não agradecemos ao Senhor pelas dificuldades. Sem qualquer sombra de dúvida, diria que noventa por cento das nossas orações são para pedir, e o restante são orações de louvor, adoração e agradecimento. Creio ainda ser bem otimista afirmando que dez por cento são orações de ações de graças, pois o número pode ser até menor. Mas o fato é, nossa ansiedade também deve ser colocada diante do Senhor em gratidão, principalmente pelo fato de que sabemos que as dificuldades cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Portanto, ao orar pelas suas ansiedades, louve a Deus porque ele é santo, justo, bom misericordioso e compassivo. Agradeça ao Senhor pela vida, pelas dificuldades, pelos prejuízos, pelas incertezas, pois elas moldam nosso caráter à semelhança dos sofrimentos de Cristo.

Isso é maravilho. Veja o poder que a oração tem em nossas vidas. Quando oramos, embora nossa mente e coração estejam por breve tempo perturbados pela ansiedade, recebemos da parte do Senhor paz e segurança. A mente aflita encontra no Senhor, através da oração, a paz. O coração trêmulo alcança no Senhor, através da oração, segurança.

Para encerrar, o que o texto nos diz é que quando colocamos em oração nossas ansiedades,  “a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardará o NOSSO coração e a NOSSA mente em Cristo Jesus”. Creio que não poderíamos terminar esta meditação sem falar do fim deste texto. Ele é tão precioso para nossa vida que seria imprudente não falar sobre ele. Este trecho nos mostra qual é o resultado que recebemos quando oramos diante da ansiedade. Recebemos uma paz que é incompreensível além de qualquer pensamento, temos nosso coração e mente guardados em Cristo Jesus.

Ore, busque ao Senhor, e guarde seu coração e mente em Cristo Jesus pela oração.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin