Skip to main content

A ÁRVORE DA VIDA NO PARAÍSO DE DEUS

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”. – Apocalipse 2.7

A Bíblia logo nas suas primeiras páginas começa com a narrativa da criação por parte de Deus. No sexto dia da sua criação ele faz o homem e o coloca no jardim do Éden. Ao introduzi-lo no jardim, Deus dá uma série de ordens ao homem e também lhe apresenta a realidade de que ele era o responsável por cultivar e guardar aquele lugar. Dentre as ordens de Deus, ele abençoa o homem que havia criado, e dá uma ordem expressa: “de toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” – Gênesis 2.16,17.

Mas o homem, resolvendo em seu coração abandonar a obediência, comeu do fruto que Deus havia o proibido. Sendo assim, a sua condenação chegou e Deus o expulsou do jardim para que ele não comesse da árvore da vida e vivesse eternamente (Gênesis 3.22-24). Aquele lugar onde Adão e sua esposa estavam, era um lugar de paz e tranquilidade. Um lugar regado pela comunhão plena entre o criador e as suas criaturas. Mas após o pecado, a comunhão foi quebrada e o homem, expulso do jardim.

“por meio dele fomos
reconciliados com Deus
(Romanos 5.10)”.

Mas o texto não nos deixa sem esperança. Em Gênesis 3.15 temos a promessa de um salvador, que viria para libertar o homem da escravidão que o pecado o havia colocado, e o transportar novamente para aquele relacionamento que antes fora quebrado. Promessa esta que foi cumprida perfeitamente em Jesus Cristo. Pois como a Escritura afirma, por meio dele fomos reconciliados com Deus (Romanos 5.10).

Sendo assim, em Cristo temos novamente a esperança de um dia nos alimentar novamente da árvore da vida e viver eternamente. Aquele relacionamento que havia antes do pecado no jardim, poderemos desfrutar novamente na cidade de Deus, na nova Jerusalém. Jesus afirma: “eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”. Portanto, creia e confesse Jesus como seu salvador, arrependa-se dos seus pecados e tenha a certeza da vida eterna.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin