Skip to main content

Deus conhece meu coração.

“Senhor, tu me sondas e me conheces”. – Salmo 139.1

Muitas pessoas para justificar as decisões que tomaram em certas ocasiões da vida, acabam afirmando da seguinte forma: Fiz isso, mas Deus conhece meu coração. Alguns pela insensatez e outros pela ignorância trazem essas asseverações para tentar manipular algum diálogo, e colocam Deus como testemunha às vezes até mesmo de pecados. Pensam que pelo fato de Deus conhecer seus corações, isso torna suas atitudes justas.

De fato, Deus conhece o nosso coração. Neste salmo de forma maravilhosa é apresentado o atributo de Deus que chamamos de onisciência. Ou seja, Deus tem todo o conhecimento. Como afirma o salmo, o Senhor sabe quando nos assentamos ou nos levantamos, conhece nossos pensamentos e nossas palavras antes mesmo de sair de nossa boca. Não há pensamento que passe despercebido pelo olhar divino. Ele é o nosso criador e não podemos fugir da sua presença. Adão buscou se esconder da presença de Deus, mas isso não adiantou. Jonas foi para outra cidade tentando fugir, mas Deus estava em todos os momentos. Ananias e Safira em seu coração pecaram contra o Senhor e foram punidos.

“Não tente se auto justificar.
Isso pode te levar à própria condenação.”

Essa frase: Deus conhece o meu coração, não deveria de forma alguma ser usada para tentar justificar nossas atitudes. Isso não passa de uma tentativa miserável de encobrir muitos dos nossos erros. Não estou dizendo que vez ou outra isso não se encaixe em nossa vida, mas que infelizmente muitos tem usado desta verdade para tentar se ausentar da culpa. O fato de que Deus conhece o nosso coração é motivo suficiente para nós andarmos em temor dia após dia. Pois, como a Escritura afirma: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” – Jeremias 17.9. Por isso, tema ao Senhor, viva em santidade diante dele,  e não engane a si mesmo com uma falsa ideia de justiça.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin