Skip to main content

Deus é o criador.

“No princípio, criou Deus os céus e a terra”. – Gênesis 1.1

A Bíblia é um livro direto. Ela não entra em rodeios para falar as verdades que estão contidas em suas páginas. Essas verdades norteiam não só o nosso pensamento sobre Deus e sua criação, mas também norteiam toda a nossa vida. Seja a maneira de pensar, falar ou agir, as Escrituras sempre nos dão o direcionamento correto.

O livro de Gênesis já começa com a verdade fundamental: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. Sendo assim, a criação não veio à existência pela aleatoriedade. Nem tampouco é fruto de uma grande explosão. Creia você ou não, o pontapé inicial do desenvolvimento da história bíblica, começa com a afirmação de que Deus é o criador. Além disso, como criador, sabemos que ele também sustenta e mantém a sua criação. Mesmo que afetada pelo pecado, podemos admirar a beleza de todas as coisas à nossa volta, e enxergar a beleza também do Criador.

Como diz a Escritura em Romanos 1.20: “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, por meio das coisas que foram criadas”. Ainda no Salmo 19.1: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.

Portanto, todas as coisas vieram à existência pelas mãos do Deus eterno. Como diz em João 1.3: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”. Todas as coisas são sustentadas pela palavra do seu poder (Hebreus 1.3). Até mesmo nós fomos criados e somos mantidos pela graça de Deus.

“Deus não apenas criou, mas mantém e
sustenta todas as coisas segundo o seu poder”

Ou seja, Deus não abandonou a sua criação como muitos afirmam. Nem deixa à mercê o homem que criou, mas o sustenta de forma poderosa. Em Mateus 6.25-34, Jesus diz que Deus sustenta as aves do céus, os lírios do campo, e também todos aqueles que buscam o seu reino e a sua justiça. E encerra em Mateus 7.11 dizendo: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”.

Portanto, saiba de uma coisa, Deus é o criador e sustentador de todas as coisas. Caso tenha qualquer necessidade, recorra a esse Deus que é rico em misericórdia e bondade.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin