Skip to main content

Um lugar intransponível

“Pois tu me tens sido refúgio e torre forte contra o inimigo”. – Salmo 61.3

As vezes fico pensando como seria no passado quando cidades precisavam de todas as maneiras tentar manter seus inimigos distantes. Ainda mais em um ambiente de constantes guerras e tomadas de poder, onde reis e príncipes se levantavam contra vilarejos e praticamente os dizimavam com suas tropas. A angústia que tomava o coração das pessoas é inimaginável. As incertezas que lhes sobrevinham de quando um inimigo atacaria, sem dúvidas tirava o sono de muitos.

Com Davi não era diferente. Em vários salmos e também outras passagens nos relatam a maneira como ele estava dia após dia sendo literalmente caçado pelos seus inimigos. E neste salmo ele reconhece o Senhor como sendo o seu refúgio e torre forte. Para ele, embora as incertezas e angústias estivessem diante de si, sua força e refúgio estava no Senhor.

“Não há inimigo forte suficiente
para que possa destruir o Senhor”

Devemos aprender a colocar nossa vida inteiramente nas mãos do Senhor. E, de fato, temos centenas de motivos para isso. Deus é o soberano Criador dos céus e da terra; ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder; ele move céus e terra e faz aquilo que é impossível aos olhos humanos. Ainda, Deus tem todo o poder e não há nada e ninguém neste mundo que se iguale ao Senhor. Não há inimigo forte o suficiente que o possa destruir, ou autoridade humana que possa anular os seus desígnios.

Sendo assim, visto que não há ninguém à altura de Deus no que diz respeito ao poder e autoridade, Deus é um refúgio intransponível. Em outras palavras, quando fazemos de Deus nosso refúgio e torre forte, nós temos segurança e paz. Nenhum inimigo é forte o suficiente para nos arrebatar das mãos do Senhor. Por isso, quando as adversidades nos sobrevêm basta-nos afirmar como Davi: “tu me tens sido refúgio e torre forte”.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin