Skip to main content

O SUPREMO PASTOR

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. – Salmo 23.1

Um dos salmos mais conhecidos de toda a Escritura é o salmo 23. E dentro deste salmo, talvez o versículo mais emblemático e que está fixo na memória de muitos, é o primeiro verso. Neste salmo podemos notar a maravilhosa graça de Deus em nosso favor. O Senhor é aquele que cuida de nossas vidas em cada detalhe.

O salmo destaca várias características de Deus e também do seu cuidado. Ele faz repousar em pastos verdejantes; leva para junto de águas de descanso; guia pela vereda da justiça; traz consolo com o seu bordão e seu cajado; fortifica diante dos adversários e cerca de bondade e misericórdia. São cuidados que podemos encontrar somente em Deus e mais ninguém. Portanto, na manifestação da sua bondade, somos conduzidos em uma vida de descanso e paz.

Uma coisa que o salmo também apresenta é que não estaremos durante o cuidado de Deus libertos dos perigos. Como o salmo diz, podemos passar pelo vale da sombra da morte e também estar diante dos adversários. Mas com o Senhor sendo o nosso pastor temos a garantia que mesmo diante destas tribulações, nós temos vitória.

Este salmo traz paz a alento
ao coração que está aflito

Sento assim, este salmo traz paz a alento ao coração que está aflito. Ao olhar para este texto lembro-me também das palavras de nosso Senhor Jesus quando diz: “não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”.

Portanto, Deus é o supremo pastor. Ele cuida de nossa vida de forma perfeita. E a resposta que precisamos dar ao seu cuidado é a confiança em tudo aquilo que ele faz. Sendo assim, também devemos ter certeza de que mesmo diante do vale da sombra da morte, ou até mesmo diante dos inimigos, podemos ter paz em nosso coração, pois sua vara e seu cajado nos consolam.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin