Skip to main content

ORANDO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

“E esta é a confiança que temos para com ele: Que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”. – I João 5.14

O texto que destacamos responde de forma muito rápida e objetiva uma das grandes questões que envolve a nossa vida de oração: Por que Deus nem sempre nos dá aquilo que pedimos? A resposta está no fato de que nossas orações devem ser feitas segundo a vontade de Deus. Quando oramos segundo seu desejo, ele então nos ouve. Quando João fala sobre o ouvir, ele não está destacando apenas o fato de que Deus nos escuta. Mas que também ele move todas as coisas necessárias para recebermos o que pedimos. É isso que João diz no versículo posterior: “se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito”.

A grande questão não está em Deus ouvir,
ou melhor, atender as nossas orações,
mas está em saber qual é a vontade do Senhor

Sua vontade nós podemos encontrar livremente nas páginas da Escritura. Na Bíblia, o Senhor revela seus desígnios e propósitos para o seu povo, assim como também nos direciona na forma como devemos viver. Como Paulo diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, e para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra” – II Timóteo 3.16,17.

O fato de que nem sempre Deus responde as nossas orações é um alerta para nos mostrar que nem sempre estamos orando segundo a sua vontade. Tiago esclarece mostrando que muitas vezes não recebemos o que pedimos, pois, nosso desejo é esbanjar nos nossos prazeres (Tiago 4.3).

Portanto, para recebermos aquilo que pedimos de Deus em oração, precisamos diariamente meditar nas ricas promessas de Deus em sua Palavra. É nela que somos direcionados à vontade do Senhor, e consequentemente recebermos de Deus aquilo que pedimos.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin