Skip to main content

A bem aventurança real e eterna.

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. – Salmo 1.1

Não vejo forma melhor de iniciar um livro que nos ensina sobre nossa vida com Deus, que esteja fora daquilo que o salmo primeiro afirme: “bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

Quando olhamos para o livro dos salmos, percebemos sua ênfase em nos ensinar o caminho da justiça. Nele encontramos belas canções que exaltam a pessoa de Deus, seus poderosos feitos e seus planos. Também podemos nos maravilhar em orações sinceras em devoção de homens piedosos. Podemos fixar nossos olhares para a resposta destes homens diante das aflições e perseguições, e novamente, não vejo forma melhor de iniciar o livro, senão com estas primeiras palavras de exortação.

Podemos, por assim dizer, considerar este primeiro versículo como uma introdução para todos os demais capítulos desta maravilhosa obra inspirada pelo Espírito Santo. E neste pequeno salmo, em especial este primeiro versículo, notamos que há uma progressão nas suas afirmações. Três palavras podemos destacar: andar, deter e assentar. Ao analisar este texto, vemos como uma ilustração de alguém que após receber o conselho de um ímpio, se detém no caminho da impiedade, ou seja, fixa seus olhares e deseja com seu coração, e depois se assenta junto aos pecadores. É como aquele que começa trilhar caminhos tortuosos, e seu coração se apega tanto a este caminho, que no fim já está assentado em comunhão com a iniquidade. Mas o salmo declara, feliz é aquele que não toma esta decisão em sua vida.

O caminho do ímpio conduz à perdição,
por isso o homem que deseja a felicidade
em sua vida se opõe completamente a estes princípios.

O caminho do ímpio conduz à perdição, por isso o homem que deseja a felicidade em sua vida se opõe completamente a estes princípios. Por isso o salmo conclui que rejeitando a impiedade, aquele que é feliz busca seu prazer na Lei do Senhor. Em outras palavras, a Lei do Senhor é o meio pelo qual conquistamos a felicidade verdadeira. Na Escritura encontramos um caminho de vida, e aquele que toma conselho com a Bíblia, tem uma bem-aventurança real e eterna.

Diego Batista

Diego é fundador do site Firme Fundamento. É Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Maranata, e Ministério Eclesiástico pela UNIFIL. Casado com Bianca e pai do Benjamin