Deus é a melhor resposta para as nossas aflições. Davi sabia muito bem desta verdade.
“Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte”. – Salmo 18.1,2
Este salmo registrado por Davi é uma manifestação da sua confiança em Deus. Ele também é registrado em II Samuel 22.1-51, quando Davi foi liberto por Deus dos seus inimigos e também das mãos de Saul. Ele exalta o Senhor como sendo o motivo da sua vitória sobre os inimigos.
“O Senhor é força, rocha, cidadela, libertador,
rochedo, refúgio, escudo, salvação e baluarte”
Assim, no versículo que destacamos podemos notar várias características de Deus. Davi diz que o Senhor é a sua força, rocha, cidadela, libertador, rochedo, refúgio, escudo, salvação e baluarte. Além disso, quando olhamos para as circunstâncias que estavam diante de Davi, elas eram tão complexas e difíceis, que ele não conseguia encontrar resposta em outra coisa senão no Senhor. E esta verdade permeia todos os cinquenta versículos deste salmo mostrando que diante da angústia sofrida por Davi nas perseguições, o Senhor era aquele que trazia o castigo sobre seus inimigos, e que acalentava seu servo nas dificuldades trazendo força e paz ao seu coração. Eis o motivo pelo que Davi clama: “Eu te amo, ó Senhor” – Salmo 18.1.
Portanto, esta história muito nos ensina sobre o caráter de Deus e a confiança que devemos ter nele. Há momentos em nossa vida que não conseguimos enxergar solução, ou até mesmo não temos força e direção. Mas Deus assim como se revelou a Davi nestas nove características no versículo dois, também é o mesmo Deus que está diante de nós e nos convida a desfrutar do seu descanso. Jesus diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu voz aliviarei” – Mateus 11.28.
Mas graças a Deus pelo que ele se revela a nós pecadores. Pois mesmo sendo ele um Deus grandioso, se faz presente nos momentos difíceis de nossa vida. Ele é a melhor resposta para as nossas adversidades, pois nele encontramos verdadeiro refúgio.