O que esperar para esse ano?
“E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados” – Mateus 10.30
Sem sombra de dúvidas, todos nós esperamos que coisas boas aconteçam durante o ano. Na virada do ano dentro de nossos planejamentos anuais, nós não adicionamos morte, doença, catástrofe, perseguição, fome, falência, acidentes e nem mesmo pandemias. Ninguém em sã consciência deseja para si mesmo e para a sua família coisas como estas. Mas uma coisa é fato, por causa do pecado, nós, nossa família e a própria natureza estão sujeitas a essas desventuras. Como o próprio Espírito Santo diz em Romanos 8.22-23: “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”.
A vida, entretanto, não é feita apenas de sofrimentos e angústias. Também desfrutamos da graça e da bondade de Deus a nós, ainda que sejamos pecadores. Desfrutamos de toda a sorte de bênçãos espirituais em Cristo Jesus (Ef 1.3). Deus é aquele que faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos (Mt 5.45). O Senhor é aquele que edifica a casa e guarda a cidade (Sl 127.1).
O que podemos esperar para este ano?
Portanto, o que podemos esperar para este ano, já que coisas boas e más acontecem a todo momento? Quero destacar apenas uma: podemos esperar a atuação soberana de Deus em tudo!
No contexto falando com seus discípulos, Jesus afirma que eles não deveriam temer aqueles que podem matar o corpo e não podem matar a alma. Mas, que deveriam temer a Deus, que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo. O que Jesus coloca em pauta neste texto não é a condenação, mas a soberania de Deus sobre a vida humana. Pois como ele afirma: “nada há encoberto, que não venha a ser revelado (verso 26). Ainda: “nenhum pardal cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai” (verso 29). E também: “Até os cabelos todos da cabeça estão contados” (verso 30)”. Em outras palavras, Deus é soberano sobre a vida dos pardais, e também é soberano sobre nossa vida a ponto de conhecer até mesmo os cabelos de nossas cabeças.
Sendo assim, não podemos nem mesmo imaginar as tribulações e alegrias que nos esperam para este ano. Mas uma coisa é certa, estamos guardados pela mão, pelo poder e pela soberania do nosso grande Deus. Mesmo passando por angústias este ano, tenha a garantia “que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” – Romanos 8.18.