Jesus no evangelho de João 15.5 faz uma afirmação que faz parte de nossa vida, seja você alguém que crê nele ou não. Ele afirma: “sem mim nada podeis fazer”. E esta afirmação se estende não somente a raça humana, mas também sobre toda a criação. João 1.3 diz: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.
Ainda, em Colossenses 1.16: “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele”. Também em Hebreus 1.3 diz que ele “sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder”. Em outras palavras, no Deus trino nós podemos não somente admirar o fato de que criou todas as coisas, mas também de que sustenta todas as coisas.
“não só o que fazemos depende Dele,
mas também a nossa vida e a própria existência”
Neste texto de Atos, Paulo quando estava pregando a Palavra de Deus no areópago apresentou àquelas pessoas algo que precisamos diariamente meditar. Quando falamos sobre a pessoa de Deus, precisamos entender que: “nele vivemos, e nos movemos, e existimos”. Sem Deus nós não podemos fazer absolutamente nada, pois, não só o que fazemos depende dele, mas também a nossa vida e a própria existência estão entrelaçadas à atuação e poder de Deus em nós. Ele é quem nos conduz em todas as coisas e faz de nós aquilo que lhe apraz.
Isso parece soar um pouco controlador da parte de Deus, mas na verdade não é. Deus dá liberdade ao homem, fato este que pode ser visto por exemplo nas decisões que muitos tomam que não agradam a Deus. Entretanto, pelo fato de que ele conhece todas as coisas, ele direciona nossa vida naquilo que é melhor para nós.
Muitos sofrimentos e angústias sobrevém à nossa vida. Muitas portas que se abrem e fecham sem entendermos os motivos. Mas uma coisa é fato, nossa vida está completamente nas mãos daquele que nos criou, e ele nos sustenta e conduz de forma que podemos nos alegrar nele. Tudo depende de Deus. Pois como afirma a Escritura em Romanos 8.28: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.